Já Passei dos Sessenta, e agora, posso ser livre?

Tem pessoas que quando se aproximam dessa etapa da vida ficam angustiadas, sem rumo, meio perdidas, como se ainda não existisse mais tempo hábil para novas conquistas e novos aprendizados. Se pensarmos que até agora só escalamos 50% da expectativa de vida, principalmente quando dispomos de uma boa saúde, vida financeira em dia e rodeados de amigos e familiares, então podemos mudar esse paradigma de que só nos resta a solidão de uma clausura doméstica e sem graça. Apesar de que muitos até almejam essa clausura, por terem tido até agora uma experiência de vida muito atribulada e cheia de compromissos profissionais.

Como já atingi essa fase em minha vida, lhes asseguro que minha experiência tem sido reveladora. Cada dia que passa tenho me tornado uma pessoa mais livre e com grandes expectativas para viver mais acertadamente essa nova experiência, devido a avaliação de tudo que deu certo e de tudo que deu errado durante essas décadas… Nem sempre tudo tem que ser necessariamente maravilhoso. As perdas e as decepções também são referências importantes para aquilo que podemos focar daqui pra frente. Há tempo pra tudo, basta que haja alguma motivação pra seguirmos no rumo de um novo futuro. Aprendi a dizer não, com mais frequência, e ser menos comprometida com aquelas pessoas que costumavam abusar da minha generosidade e da minha tolerância. Isso é libertador, podem apostar!

Independentemente de nosso estado civil, social ou financeiro, a vida nos oferece muitas opções de desafios… Basta nos permitirmos e nos aventurarmos à nossa nova condição de aprendiz. Há uma variedade de cursos e de atividades ao nosso alcance que podemos nos submeter, que nos tornarão certamente mais leves e mais ousados. Podemos acrescentar também ao nosso dia a dia a convivência com novos grupos de pessoas mais receptivas e com novos enfoques sobre a vida e que busquem novas motivações para essa nova e desafiadora fase.

Eridam Pimentel – Blog Superarparanaopirar.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s